- Muriquinho Pequenino : esta música encontra-se no CD canto dos escravos.
- Maracá de Prata : esta música está no CD Trilha do grupo A Barca.
- Vi o Sol Vi a Lua Clarear: samba de roda, você pode encontra-lo no CD que compõe o Dossiê do samba de roda enquato Patrimônio Cultural da Humanidade, IPHAN, 2005.
Para ver e dançar:
- imagens de Carybé, do livro CARYBE, de Bruno Furrer (organizador) e apresentação de Jorge Amado. Salvador; Fundação Omilio Odebrecht, 1989.
- imagens do Povo Xavante, do livro Raizes do Povo Xavante, de Rosa Gauditano. Caixa Econômica Federal. Sao Paulo, 2003.
Para assistir e ficar com desejo de conhecer:
- Umbigada, de Gabriela Barreto,Janaina Quetzal e Josias Pires. IGLU Filmes, 2006.
- Bumba Boi de Maracanã, Rio do Mirinzà.Manaus, 2007.
- O samba de roda na palma da mão. Jorge Pacoa. Salvador, 2010.
Metodologias:
- Entendendo minha trajetoria: memoria, lembranças (estimulo: Bisa Bia Bisa Bel, de Ana Maria Machado; fotos; cheiros; objetos; imagens, etc).
- Compartilhamento de historias: de onde vim, onde estou e quais são os meus mundos até agora;
- Enfoque nas danças populares brasileiras: capoeira angola, samba de roda baiano, boi do Maranhão, cacurià do Maranhão e o reisado do Cearà.
- Professores convidados: Rafael Rolim, mestrando em Artes Cênicas, dançarino e pesquisador do Reisado do Cearà; Enio Bernardes, arte-educador e musico;
- Laboratorios de investigação: estudo das matrizes populares, enfoque nos pés e bacia, construção do espaço pessoal, do ritual pessoal de entrada e saida do espaço, relação com memorias e sensações, elementos da natureza (agua, ondas, vento, cheiros), giros, saias, chapéus, meninas, meninos, malandros, namoros, isolamentos, relações, tempo.
- primeiro contato: que mundo é esse da cultura popular? Isso està longe de mim?
- Sou do Para, sou do Rio e vivi em Israel, sou do interior da Bahia, sou de Salvador mas morei ano em São Paulo, nunca sai de Salvador, sou Paulista, morei no Reconcavo e vou passar bons anos em Salvador. Somo brasileiros.
- Como foi tomar contato em essas danças?
- E agora, improvisamos em configurações da dança popular brasileira. O que aconteceu? Foi gostoso, facil, incômodo?
- O boi gerou contato, me reconheci em estado de infância...nos leva ao seu mundo de Dirceu.
- O malandro, a ginga, a Lapa vieram com o miudinho, algo de gênero do malandro Fernandinho?
- Entramos e saimos de uma imagem. Andar nessa imagem, dançar nessa imagem. O que aconteceu? E suas orelhas Taiane?
- Dançamos o mar. Agua dos olhos de Claudio. Como foi? Foi dar em pipocas!
- Maçariquinha na beira da praia, como é que mamãe lava a saia? Hein, Deane, nossa maçariquinha.
- Senti cheiro de infância, de cabana. Na terra do seu esconderijo Daise?
- Como foi o reisado, cheio de trupé, Rafael levou a escola à loucura. Quantas estruturas nessa dança, tem espada, homem de saia, filas, cantos...
- A saia, o giro. Tivemos a sensação da perda de contrôle, o desequilibrio, enjôos. Hum, que dificil né Mabi?